Mitos e falácias sobre o açúcar
24/10/2019
Existem muitos mitos e falácias sobre o consumo do açúcar; um carboidrato encontrado naturalmente em todas as frutas ou vegetais, com sabor adocicado. O consumo balanceado do açúcar, combinado com a prática de atividades físicas, é fundamental para manter uma vida saudável e prevenir doenças.Mitos e Falácias
• Açúcar engorda
• Causa obesidade
• Causa Cárie
• É branco porque é alvejado com produtos químicos
• O açúcar mascavo é mais natural que o açúcar branco
Verdades
• Açúcar é um produto da Natureza (Natural)
• "O açúcar não é a causa da cárie dentária, o ácido é", afirma Mark Burhenne, da comunidade online Ask a Dentist. "Os alimentos que mais causam cavidades são bolachas e pães, não doces. Quando você come algo com açúcar, as bactérias que residem naturalmente na sua boca também consomem esse açúcar. O produto de resíduos de bactérias é ácido, então, após terem uma refeição, eles excretam ácido, que descalcifica ou desmineraliza o esmalte dental tirando sua estrutura, o que cria cárie". Bastaria fazer uma boa escovação para não haver cárie, como deve ser feito após cada refeição.
• É produzido através da fotossíntese da cana que transforma energia solar em biomassa em dois açúcares primários: levulose (Glicose) e frutose, que se (Ligam e formam a Sacarose) transforma em sacarose, migrando (Das folhas) para o caule da cana.
• A cana-de-açúcar é um vegetal da classe C4, isso implica em que cada ciclo fotossintético que a cana faz, armazena 4 (quatro) carbonos, então a cana é altamente eficiente na transformação de energia solar em biomassa, e ao fazer essa operação, a cana consome CO² da atmosfera e libera oxigênio, ou seja, limpa o planeta e é forte antídoto contra o efeito estufa.
• O caldo da cana possui algumas substâncias que lhe conferem cor, entre elas os Taninos. No tratamento do caldo utiliza-se o Sulfito para baixar o pH e corrige-se esse pH com Leite de Cal, essas reações contribuem tanto para o clareamento como para eliminar as impurezas contidas no caldo formando flocos que são decantados em um decantador contínuo e saem em forma de torta de filtro, essa torta é enviado para adubação do canavial. No açúcar final fica aproximadamente 15ppm de enxofre o que é muito pouco. No vinho por exemplo, vinho tinto 100ppm; branco 150ppm e os Vinhos Botrytizados até 370ppm de Anidrido Sulfuroso. Já nas frutas secas e a Batata Frita tem de 10 a 20 vezes mais enxofre do que os vinhos, segundo especialista Marcelo Copello.
• A sacarose é branca e brilhante. A separação dela do mel é feita através de força centrífuga e água. Os produtos químicos que são usados no tratamento do caldo, não se incorporam ao cristal da sacarose: aço fosfórico, cal virgem e polímeros.
• Na prática, o que faz o açúcar ficar branco, ou seja: separar a sacarose dos méis é através da força centrífuga, em uma turbina onde é aspergido água a 90°C e vapor a 115ºC. Nesse processo o cristal fica preso na (Tela)contratela da turbina e o mel é liberado (Através dos furos da tela).
O VALOR CALÓRICO DE PRODUTOS BÁSICOS:
• Como demonstrado na tabela, a açúcar é de média caloria e é da natureza (Um produto natural). É a forma mais natural de adoçar, melhor até mesmo que o açúcar mascavo. Ou seja, se o açúcar faz mal, sabemos que hoje o soro caseiro tem sido importante para salvar vidas e 70% dele é composto de açúcar, sal e água.
• A ingestão excessiva pode causar o diabetes? Mito. Embora a alimentação com alto teor de açúcar simples / sacarose aumente a quantidade de glicose sanguínea, não é o açúcar que causa a diabetes, no entanto, quem tem diabetes deve evitar o consumo de glicose devido seu organismo não estar produzindo corretamente as insulinas necessárias.
Conclusão:
A sociedade e nós que fazemos o setor produtivo precisa divulgar essa verdade.
Fonte: Folha de Pernambuco