Preço da gasolina: veja quando o etanol vale a pena

Preço da gasolina: veja quando o etanol vale a pena

O ideal é ficar atento ao preço da gasolina ou do etanol e fazer uma escolha assertiva e que não coloque em riscos nem suas finanças, nem o funcionamento do seu carro.

Com os frequentes aumentos no valor do combustível, muitos consumidores ficam na dúvida na hora de abastecer com gasolina ou etanol.

Nos carros flex, em que a tecnologia permite o uso de ambos os combustíveis, o importante, claro, é estar atento ao preço da gasolina. Mas não só a ele. Verificar o consumo do carro e a quilometragem também podem ajudar você a tirar algumas dúvidas.


Quando o carro é abastecido com gasolina, é comum que ele consuma menos, ou seja, que consiga rodar mais quilômetros com cada litro. O etanol, por outro lado, rende menos dentro do tanque, mas custa menos e costuma oferecer maior potência ao motor.

Como escolher entre gasolina ou etanol
Estudos realizados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) apontam que o rendimento do etanol é em torno de 70% em relação à gasolina. Mas, para uma resposta mais certeira, o ideal é recorrer à fórmula criada para colaborar com a escolha entre gasolina ou etanol. 

Quando for abastecer o carro, divida o valor do litro do etanol pelo valor da gasolina. Se o resultado for menor ou igual a 0,7, vale a pena ficar com o álcool. Isso porque esse valor é exatamente o correspondente aos 70% do rendimento já citado. 

Como funcionam os motores
Nem sempre essa fórmula pode ser aplicada. Isso porque os motores evoluíram e, hoje, alguns automóveis podem acabar consumindo muito mais combustível. Por conta disso, além do método, é importante ficar atento ao funcionamento do seu veículo, ao abastecimento que você realiza e ao consumo feito a cada litro colocado no tanque. 

Para fazer isso, basta anotar a quilometragem do carro e perceber quanto ele roda com a gasolina e com o etanol. Assim você consegue optar pelo mais econômico para você e para seu carro. 

Os modelos mais modernos oferecem o consumo médio no painel assim que o carro é abastecido, tornando o controle e a economia muito mais fáceis. 

Se, além disso, você quiser fazer sua escolha com base em outros argumentos, é importante lembrar que o etanol é um combustível mais limpo para o meio-ambiente. A gasolina, por outro lado, pode oferecer mais autonomia para o motor. 

O ideal é ficar atento ao preço da gasolina ou do etanol e fazer uma escolha assertiva e que não coloque em riscos nem suas finanças, nem o funcionamento do seu carro.

Fonte: Ricmais
Cadastre-se e receba informativos Planusi!

NEWSLETTER